Aparecimento de Cobras

Em caso de urgência e emergência com animais peçonhentos a Divisão de Fiscalização deve ser acionada através do telefone (15) 3281-7051 ou a Defesa Civil Municipal no (15) 98109-0984 e/ou 199.
O aparecimento de cobras em áreas urbanas vem aumentando com a expansão das cidades e a consequente diminuição de áreas verdes e de mata, o que as fazem dirigir-se a outros locais em busca de abrigo ou alimento. Normalmente crianças e animais domésticos são os que correm mais perigo, pois, na maioria das vezes, esses animais atacam quando estão acuados, ou se sentem em perigo.
Ao encontrar uma cobra o mais prudente é desviar-se e, na sequência, chamar um profissional qualificado para fazer a captura e a devolução ao seu habitat natural. Em caso de alguém ser picado, o correto é identificar a espécie da cobra através de uma foto e procurar o Pronto Atendimento Municipal para aplicação correta do soro antiofídico. Não é recomendável amarrar o membro ferido, nem cortar o local da picada ou colocar pó de café, ervas ou querosene no ferimento, pois isso pode provocar infecção no local.
Confira algumas recomendações para prevenir acidentes com estes animais em casa:
• Mantenha sótãos, lavanderias e depósitos sempre limpos, evitando o acúmulo de materiais como entulho e outros reciclados;
• Reboque paredes para que não apresentem vãos e frestas;
• Limpe móveis, cortinas, quadros, cantos de paredes;
• Tome cuidado ao entrar em locais que estão fechados há muito tempo. Não use nada sem limpar ou revisar antes;
• Manter limpos quintais, jardins, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo, entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenhas;
• Não deixe que plantas trepadeiras se encostem na casa e que folhagens entrem pelo telhado ou pelo forro;
• Realize periodicamente a limpeza do terreno.